Missão norte-americana visitará amanhã programas sociais em Belo Horizonte

23/08/2005 - 13h58

Paulo Mesquita
Da Voz do Brasil

Brasília - Técnicos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos visitarão amanhã (24), em Belo Horizonte, o restaurante popular e projetos de abastecimento da capital mineira. Hoje (23), eles conheceram uma escola e uma unidade do programa Cozinha Brasil, na cidade satélite de Santa Maria, no Distrito Federal. Os programas nas áreas de transferência de renda e segurança alimentar são desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Na escola do DF, os quatro técnicos conheceram o projeto Criança Saudável, Educação Dez que trabalha noções de nutrição com os alunos do ensino especial. Segundo a professora Ana Glória da Silva, eles trabalham em hortas como parte do processo de inclusão e socialização. "Os alunos aprendem a cuidar da horta, se socializam com os demais colegas e ainda acabam se profissionalizando. Muitos saem daqui e vão trabalhar em hortas particulares", disse.

Um dos integrantes da comitiva dos EUA, Dennis MacSwain, disse que em seu país a inclusão de alunos especiais em turmas regulares ainda não é comum e se mostrou empolgado com os resultados da experiência brasileira.

Depois da escola, os técnicos visitaram uma unidade do Programa Cozinha Brasil, que ensina o uso de sobras e cascas de alimentos para produzir refeições de baixo custo e alto valor nutritivo.

Além de Dennis MacSwain, gerente de Divisão para o Serviço de Desenvolvimento e Inclusão de Comunidades da Cáritas, integram a missão o coordenador de Treinamento para Distribuição de Alimentos, Steve Thomas; a vice-diretora para Programas Especiais de Nutrição Suplementar, Sandy Benton Davis; e o chefe da Política de Certificação do Food Stamp (Transferência de Renda), Patrick Waldron.