Governo brasileiro quer vídeo que mostra circunstâncias do assassinato de Jean Charles

23/08/2005 - 17h34

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo brasileiro quer ter acesso ao vídeo da polícia londrina que mostra as circunstâncias da morte do mineiro Jean Charles de Menezes. A informação foi dada hoje (23) pelo subprocurador-geral da República e corregedor-geral do Ministério Público Federal, Wagner Gonçalves. O subprocurador é um dos integrantes da missão do governo brasileiro que está em Londres para acompanhar as investigações do caso.

"Toda nossa vinda aqui é para acompanhar os passos das investigações e ver como elas estão se desenrolando", afirmou Gonçalves. Segundo ele, a missão deve se encontrar com os procuradores responsáveis pela denúncia para saber se eles também podem trabalhar nas investigações.

O subprocurador disse que o trabalho realizado pela Comissão Independente sobre Queixas contra a Polícia (IPCC) comprovará se as investigações desse órgão estão sendo feitas com seriedade e isenção. "É difícil fazermos um pré- julgamento. E lógico que o fato do caso estar nessa comissão vai confirmar se essa comissão é independente ou não. Por enquanto, achamos que por ter saído da Polícia Metropolitana de Londres é melhor. Mesmo porque houve essa questão de que a própria IPCC teria questionado essa demora da Policia Metropolitana. Ora, se ela questionou e é um caso de risco, um caso fundamental que testa a própria existência dessa comissão é fundamental que ela prossiga essa investigação".

Segundo Gonçalves, esta não será a única missão brasileira. "Este é um primeiro contato. Queremos entender o sistema. Haverá outras missões para entender o sistema e fazer o acompanhamento para que não haja impunidade".