Fortaleza é o destino turístico mais vendido do país, indica pesquisa

23/08/2005 - 15h54

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A capital cearense, Fortaleza, é o pacote turístico mais vendido no país. O levantamento Plano Cores do Brasil, encomendado pelo Ministério do Turismo, revela que esse é o destino nacional mais procurado pelos brasileiros que viajam através de agências. Na lista dos roteiros mais procurados aparecem Natal, Serras Gaúchas, Porto Seguro e Maceió.

Já quando os roteiros internacionais são incluídos no levantamento, Fortaleza perde para a Argentina. Europa e Estados Unidos completam a lista de pacotes mais vendidos. O estudo entrevistou 1.200 turistas em aeroportos brasileiros, ouviu profissionais e empresários do setor e avaliou 116 roteiros turísticos nacionais. O objetivo, segundo o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, é traçar um diagnóstico do turismo no país para definir uma nova estratégia de marketing.

"A terceira fase que será apresentada em outubro é o plano operacional, ou seja, o que cada área, o que cada roteiro desses 116 inicialmente estudados precisa para poder atender cada vez melhor o turista e crescer e oferecer os melhores destinos do Brasil", explicou Mares Guia.

Dos 1.200 turistas entrevistados, 51% disseram que viajam em férias. Cerca de 70% disseram que viajam por conta própria, sem usar agências ou pacotes turísticos. A maior parte dos turistas são da região Sudeste (45%) e Nordeste (21%). Cerca de 71% fizeram pelo menos duas viagens de lazer nos últimos 12 meses e 94% viajaram mais de duas vezes para o mesmo lugar.

A pesquisa também levantou como os brasileiros buscam informações para organizarem suas viagens. A indicação de amigos e familiares continua sendo a principal fonte de informação, utilizada por 36,6% dos entrevistados. A internet e os guias turísticos são usados por 31,6% das pessoas.

Em relação às condições oferecidas pelos 116 pontos turísticos analisados, os resultados mostram que 18,97% consideraram o acesso ao local precário, 51,72%, razoável; 26,72%, bom; 18,97%, precário; 1,72%, excelente e 0,86%, inadequado. As operadoras e agências consultadas acham que o preço é o fator que mais dificulta a venda de pacotes no Brasil (27,6%), além da falta de divulgação (11,1%), da qualidade no atendimento (10,1%), da falta de infra-estrutura dos destinos e acessos (9,5%) e da disponibilidade de vôos (8,5%).

Entre os problemas que dificultam um crescimento maior do setor, o estudo identificou a falta de divulgação, infra-estrutura turística, capacitação das agências e segurança. "Nós temos deficiência na infra-estrutura, nas rodovias, em alguns aeroportos, temos deficiência na qualificação, mas o importante é que nós fizemos o diagnóstico para conhecer tudo que nós temos que fazer para melhorar e tudo que nós temos que manter se já estiver bom", afirmou o ministro.