Deficiente visual deve receber Sistema Letra, programa que transforma texto em áudio

23/08/2005 - 19h21

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – Os deficientes visuais vão ganhar uma nova ferramenta para ter acesso à informação e à cultura. Trata-se do Sistema Letra, um programa de computador desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) que transforma qualquer texto escrito, no computador, em áudio.

A proposta é simples: o programa de computador tem um banco de dados com a pronúncia de todas as sílabas e as pontuações. Ao jogar o texto no computador, o programa associa os sons com aquilo que está escrito e a própria máquina transforma o texto em áudio.

O responsável pela finalização e distribuição do programa, Eduardo Esteves, explicou que o Sistema Letra será distribuído gratuitamente para escolas e instituições que lidam com o deficiente visual. Com isso, elas mesmas poderão traduzir rapidamente qualquer tipo de texto.

"Com isso, você preenche uma lacuna, no nosso sistema educacional, de que o deficiente visual é um excluído da cultura e da educação. A criança com deficiência visual pode ouvir um livro, escutar uma história, sem a necessidade de uma pessoa ler a história ou ler o livro para ela. Outra coisa é que reduz drasticamente o investimento em impressão braile", disse.

A versão preliminar do Sistema Letra foi finalizada na semana passada. A intenção do Serpro é começar a distribuição do programa de computador até o final de agosto.