Conferência das Cidades apresenta projeto de casa construída com R$ 14 mil

23/08/2005 - 19h48

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Uma casa popular, com custo médio de R$ 14 mil, com 42 metros quadrados de espaço divididos entre banheiro, sala, cozinha e dois quartos. Assim é a Casa 1.0, um projeto da Associação Brasileira de Cimento Portland apresentado hoje (23) na abertura da 6ª Conferência das Cidades.

O modelo ficou pronto em uma semana e está sendo exibido em frente ao anexo da Câmara dos Deputados – onde se realiza a conferência. O protótipo será usado para mostrar aos prefeitos o que pode ser feito para melhorar o saneamento, a habitação e o transporte nos municípios.

A Conferência das Cidades reunirá até quinta-feira (25) mais de 200 prefeitos, representantes do governo federal e especialistas em reforma urbana.

O vice-presidente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, destacou que recursos do banco podem vir a ser utilizados para a construção dessas casas. "Disponibilizamos recursos para famílias que recebem de um a três salários mínimos", informou. Hereda afirma, no entanto, que a liberação desse financiamento está condicionada à realização de obras de infra-estrutura, como instalação de redes de água e de esgoto, por parte das prefeituras.

A Conferência das Cidades promoverá dois concursos para premiar as melhores soluções em infra-estrutura urbana. Um deles, chamado Cidade-Cidadã, escolherá os municípios que implantarem os melhores programas de habitação popular. O outro selecionará soluções criativas em saneamento.