Lula recebe presidentes do PCdoB e PSB

18/08/2005 - 22h24

Ana Paula Marra e Nelson Motta
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou "um espírito otimista" para enfrentar a atual crise política, durante reunião na noite de hoje (18) no Palácio do Planalto. Segundo Rabelo, a convicção de Lula é a de que o atual momento político "é transitório" e de que "nós vamos virar esta situação".

No encontro, além de Rabelo, estavam o presidente em exercício do PSB, Roberto Amaral, o ministro Jaques Wagner, da Secretaria de Relações Institucionais, e o presidente do PT, Tarso Genro.

Rabelo e Amaral, como representantes de partidos que integram a base governista, disseram ter cobrado do presidente Lula maior participação política no desempenho do governo. E que depois do pedido ficou acertado que haverá reuniões mensais desses partidos com o governo. "Sentimos que nossas bancadas não têm informações necessárias sobre o andamento do governo. A cada dia somos surpreendidos, porque nossos parlamentares e militantes não foram informados. E ficam desarmados na necessária defesa do governo", argumentou Amaral.

O presidente em exercício do PSB disse ainda que está solidário ao presidente Lula na atual crise: "Queremos garantir a governabilidade em benefício da sociedade e em benefício da economia do país. Nosso principal compromisso é com a República".