Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou alertas à Defesa Civil de Mato Grosso do Sul e de São Paulo sobre a possível ocorrência, hoje, de chuvas fortes, raios e ventos com até 50 quilômetros por hora. As áreas sujeitas aos temporais são o sul e o leste sul-mato-grossense e todos as regiões paulistas.
As chuvas fortes previstas para hoje poderão causar alagamentos, deslizamentos de terra e o escorregamento de pedras. A Sedec recomenda à população das áreas sob intensa precipitação pluvial que evite a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, encostas e morros. É preciso procurar abrigo em construções sólidas e desviar de terrenos desprotegidos dos raios e ventos.
A previsão de temporais para hoje tem a ver com a instabilidade atmosférica causada pela associação do calor com o deslocamento de uma frente fria pela Região Sul. Dados meteorológicos recentes fizeram a Sedec estender, hoje, para todo o estado de São Paulo e para duas regiões de Mato Grosso do Sul, o alerta que ontem era restrito ao Paraná, ao sul paulista e à região metropolitana da capital paulista.
Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) orientaram os novos avisos sobre temporais.
Com informações do Ministério da Integração Nacional