Servidores do INSS no Rio avaliarão amanhã proposta de suspensão da greve

18/08/2005 - 19h24

Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio - Balanço divulgado pela Superintendência Regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aponta que apenas 48 das 90 agências do Estado abriram hoje (18) e 38 funcionaram parcialmente, após o final da greve dos servidores.

Amanhã (19), a categoria se reunirá em assembléia para avaliar o acordo proposto pelo governo e o indicativo de suspensão da greve, aprovado na plenária da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho Previdência e Assistência Social (Fenasps), realizada na terça-feira (16).

"É provável que seja decidido o fim da paralisação. Nos outros estados ela já foi suspensa e não vai adiantar se ficarmos sozinhos", disse Marco Antônio Pereira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ).

Para regularizar o atendimento, a atividade dos servidores deve ser estendida por duas horas diárias. Mas eles são contra a proposta do governo de trabalhar aos sábados. "A gente vai tentar implementar o que for decidido na assembléia. Vamos levantar as necessidades de cada gerência e negociar diretamente com os gerentes. Não é nosso interesse sacrificar o usuário. Vamos fazer o que for necessário", acrescentou o diretor.