Brasília, 18/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, expressou hoje, durante almoço em sua homenagem, no Itamaraty, votos de confiança no governo brasileiro. Ao se referir à crise política no país, Fradique de Menezes disse esperar que as instituições do Estado "possam resolver, o mais rápido possível, a situação prevalecente e que a democracia saia deste desafio".
Ao povo brasileiro, Fradique de Menezes desejou que "reencontre a tranquilidade e a normalidade", que considera "necessárias para continuar seu processo de desenvolvimento sem abalar o crescimento econômico notável que o Brasil tem conhecido nos últimos anos". Segundo ele, com a "tranquilidade e a normalidade política brasileira", todos da comunidade internacional e, em especial os países americanos, sairão beneficiados.
Em seu discurso, o presidente de São Tomé e Príncipe também agradeceu o apoio brasileiro às ações de combate à aids naquele país e ressaltou que o acordo firmado hoje entre as duas nações será bastante benéfico.
Brasil e São Tomé e Príncipe assinaram ajuste complementar ao acordo de implementação de ações de prevenção e combate à aids no país africano. O ajuste prevê o envio de especialistas brasileiros que vão capacitar técnicos de São Tomé na prevenção da doença, fornecimento de anti-retrovirais nacionais e publicações sobre o tema. O acordo tem validade de três anos e pode ser renovado por até dois anos. Os dois países têm acordo de cooperação na área de saúde desde 1984.