Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse hoje que o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, fará uma viagem de despedida pela América Latina antes de deixar o cargo, no final de setembro.
Paulo Bernardo informou que acompanhará Iglesias em uma viagem a Washington, no dia 23 de setembro, para assinatura de empréstimo do BID ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de US$ 3 bilhões. O dinheiro será utilizado para financiar pequenas e médias empresas brasileiras.
O ministro participou da audiência que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu hoje a Iglesias. A audiência, que estava prevista para o Palácio do Planalto, foi realizada no Itamaraty, logo depois do almoço oferecido ao presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes.
À frente do BID há 17 anos, o uruguaio Enrique Iglesias será substituído pelo embaixador colombiano nos Estados Unidos, Luis Alberto Moreno. Iglesias vai assumir o posto de secretário-geral da Secretaria Permanente da Cúpula Ibero-Americana.