Parceria com o BB permitirá análise ambiental de projetos de sustentabilidade, diz ministra

18/08/2005 - 19h27

Diego Freire
Da Agência Brasil

Brasília - Em busca de educadores ambientais que desenvolvam projetos de sustentabilidade, o Ministério do Meio Ambiente firmou hoje (18) parceria com o Banco do Brasil. A parceria, explicou a ministra Marina Silva em palestra no encontro com educadores da estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável do BB, "permitirá que funcionários do banco possam analisar projetos enviados para ser financiados, se possuem ou não critérios de desenvolvimento sustentável na área ambiental".

O desafio dos educadores, segundo a ministra, é auxiliar as comunidades a encontrarem soluções para seu desenvolvimento com base nas possibilidades de cada região. "Compatibilizar o meio ambiente e o desenvolvimento é o desafio do século 21, um objetivo perseguido pelo país e pelo mundo inteiro", disse.

Marina Silva citou a importância do Protocolo Verde, com o qual os bancos podem exigir licenciamento ambiental para a aprovação de financiamentos para obras e outros empreendimentos. E lembrou que grande parte da floresta amazônica foi derrubada ilegalmente com financiamentos bancários: "Esse modelo precisa acabar. A sociedade não pode continuar financiando a destruição ambiental com o pagamento de impostos. Na Amazônia, temos um forte trabalho realizado em inúmeros segmentos de comunidades locais, chegando a beneficiar várias empresas".

Entre essas ações na região ela destacou o manejo florestal sustentável, pecuária semi-intensiva, substituição da prática do uso do fogo e manejo de pastagem. "Com essas ações poderá cair em até 40% o desmatamento na região amazônica", ressaltou.