Fábio Calvetti
Da Agência Brasil
São Paulo – A inflação no município de São Paulo manteve-se em desaceleração na segunda semana de agosto, com alta de apenas 0,07%. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ficou abaixo do registrado na semana anterior (0,19%). De acordo com os números do instituto, a inflação em São Paulo não ultrapassa os 0,35% desde maio deste ano.
Mais uma vez, o principal responsável pela baixa inflação foi o grupo alimentação, que teve variação negativa de 0,92% e foi o único item apurado pela Fipe a registrar deflação. Os preços de produtos e serviços relacionados à saúde continuaram a liderar a inflação, com alta de 0,87%. Apesar de ser o grupo com maior alta, saúde já apresenta desaceleração em agosto. Na primeira semana do mês, a Fipe havia apurado inflação de 1,50%. O grupo Transportes também teve uma alta considerável, de 0,74%.
Os outros itens que compõem o IPC da Fipe tiveram a seguinte variação: Despesas Pessoais (0,50%), Habitação (0,11%), Vestuário (0,11%) e Educação (0,07%). O índice é calculado semanalmente pela Fipe, que apura os gastos de famílias com renda até 20 salários mínimos na cidade de São Paulo.