Hélio Costa afirma que país "precisa do programa de inclusão digital"

18/08/2005 - 20h09

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Comunicações Hélio Costa voltou a ressaltar hoje (18) a relevância do programa de inclusão digital desenvolvido pelo órgão, o Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). "O programa é bom e inteligente, e um país desse tamanho precisa disso", argumentou.

Por meio do Gesac, cidadãos sem acesso à energia elétrica poderão, por meio de uma conexão via satélite, ouvir emissoras de rádio, assistir televisão e fazer ligações telefônicas.

Costa disse ainda que não excluirá a tecnologia via satélite do Gesac nas grandes cidades. "Eu só preciso saber onde estão os outros pontos que nós devemos utilizar no Brasil inteiro. Nós não precisamos de nenhuma recepção via satélite em bairros grandes. Nesses, usa-se a recepção via telefone."

A transmissão de dados começará no segundo semestre deste ano, e o acesso deverá ser público e gratuito. Serão 20 canais de rádio estéreo e três canais de televisão. A grade de programação tanto das TVs quanto das rádios poderá ser montada pela própria comunidade.

O Gesac possui hoje mais de 3 mil pontos no país. Até o fim do ano, o governo pretende chegar a mais 1,2 mil localidades, totalizando 4,4 mil pontos e mais de 6 milhões de beneficiados pelo programa.