Greve do INSS termina em Santa Catarina

18/08/2005 - 14h17

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Santa Catarina voltaram ao trabalho hoje (18). Ontem – em uma assembléia estadual – eles decidiram aceitar a proposta feita pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para o fim do movimento. Somente Santa Catarina, Rio de Janeiro e Amapá permaneciam em greve após o acordo entre o governo e representantes dos trabalhadores.

De acordo com uma das diretoras da Federação Nacional dos Servidores em Previdência Social (Fenasps), Janira da Rocha, o acordo "ficou muito abaixo das necessidades da categoria, mas diante do momento político em que se encontra o país, o acordo representa o que foi possível de ser negociado nesse momento", ressalta.

No entanto, Janira ressalta que os servidores "vão permanecer em alerta, fazendo pressão para que o governo cumpra o acordo".

O movimento em Santa Catarina teve 90% de adesão. O número foi superior a média nacional divulgada pelo presidente da Fenasps, Irineu Messias. De acordo com ele, a participação nacional chegou a 80%.

O fim da paralisação no instituto foi acertado entre Luiz Marinho e representantes dos grevistas na madrugada da última sexta-feira. O governo concordou em pagar os dias que os servidores não trabalharam. Em troca, os funcionários comprometeram-se a repor o trabalho acumulado, estendendo o atendimento durante a semana e abrindo agências aos sábados.