CPI dos Correios vai convocar novamente ex-chefe de contratações da empresa

18/08/2005 - 16h25

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga denúncias de corrupção nos Correios aprovou hoje (18) a reconvocação do ex-chefe do Departamento de Contratação dos Correios, Maurício Marinho. Além disso, a comissão vai solicitar novas cópias dos depoimentos de Maurinho ao Ministério Público Federal (MPF).

Marinho foi flagrado em um vídeo recebendo R$ 3 mil e falando sobre um esquema de corrupção nos Correios envolvendo o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). No dia 21 de junho, o ex-funcionário disse na CPMI que não tinha ligação com Jefferson. "Se eu errei, como já assumi, falei demais, envolvi nome de pessoas que não deveria ter envolvido, eu me autovalorizei, tinha meus interesses", disse. Na ocasião, também, ao ser questionado se já havia ouvido nos Correios referência a uma necessidade de recolher dinheiro para um determinado político, ele disse que "em nenhuma hipótese isso acontece. No nosso nível, não. Nós não temos acesso".

Em reportagem publicada recentemente ao jornal O Globo, entretanto, o ex-funcionário teria, em depoimentos ao MPF, acusado o parlamentar do PTB de comandar o esquema de arrecadação de dinheiro na estatal para o partido.

A CPMI aprovou hoje também a convocação de três doleiros: Haroldo Bicalho, Jader Kalil e Alberto Youssef, além do lobista Rubens Adauto. Foi aprovada ainda a convocação do ex-diretor dos Correios, Carlos Eduardo Fioravante. Ainda não foi marcada data para realização dos depoimentos. Os doleiros podem ser ouvidos em sessão reservada como aconteceu com o depoimento do doleiro Antônio Claramunt, o Toninho Barcelona, na última terça-feira, em São Paulo.

Durante reunião administrativa, foram aprovados ainda uma série de requerimentos de solicitação de documentos. Os parlamentares querem, por exemplo, cópias de inquéritos da Polícia Federal, cópia de processo no Supremo Tribunal Federal (STF) e cópia do livro de visitas na prisão ao doleiro, Antônio Claramunt, o Toninho Barcelona.