Agricultura é setor que mais criou empregos em julho, mostra Ministério do Trabalho

18/08/2005 - 20h51

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A agropecuária foi o setor com o melhor saldo de empregos em julho, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho. Foram criados 32.447 postos de trabalho no mês passado, resultado com o qual a região Sudeste colaborou com 86%. Foram 28.044 empregos gerados pelo agronegócio da região, em julho.

Os setores que seguem a lista são o de serviços, com a criação de 32.229 empregos; comércio, com 28.899 vagas a mais e a construção civil com 13.475 novos postos de trabalho. No acumulado do ano (janeiro a julho), a agricultura também apresentou dados positivos, sendo o segundo setor de destaque em números absolutos, perdendo apenas para o de serviços.

Foram criados 383.349 empregos no setor de serviços, no período, e 219.941 na agricultura. Para o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o desempenho econômico do setor agrícola explica a expansão dos postos de trabalho. "A agropecuária vem crescendo no país, ganhando espaço de forma surpreendente. Neste mês, o setor encabeça a geração de emprego, junto com serviço, setor que também teve um grande crescimento", observou.