Coordenador do Projeto Agente Jovem diz que semana de mobilização foi bem-sucedida

13/08/2005 - 8h51

Diego Freire
Da Agência Brasil

Em entrevista à Rádio Nacional AM, o coordenador do Programa Agente Jovem do Ministério de Desenvolvimento Social, José Eduardo de Andrade, comentou a semana de mobilização dos jovens, promovida entre a última segunda-feira (8) e ontem (12) em comemoração ao Dia Internacional da Juventude (12 de agosto). Ele afirmou que os objetivos da semana foram alcançados com sucesso no país e anunciou que neste semestre o alcance do programa deve passar de 57 mil para 110 mil jovens no país.

"Foram apresentados à comunidade artesanatos feitos de materiais recicláveis, como plástico e papel, peças de teatro e músicas e a produção de um jornal comunitário", contou Andrade. "Discutimos e fizemos com que os jovens refletissem sobre os seus direitos e suas responsabilidades para que possa construir um mundo melhor."

O projeto é desenvolvido para rapazes e moças de 15 a 17 anos que estão fora da escola. A expectativa, segundo o coordenador, é que eles possam usar os aprendizados quando forem desligados do Agente Jovem. "Quando o jovem completa 18 anos isso é um marco, associado às responsabilidades civis e a sua busca de autonomia", comentou Andrade.

José Eduardo de Andrade ressaltou que o Agente Jovem é realizado durante o ano inteiro e que, além do Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministério do Trabalho e Emprego, o da Saúde e o da Educação vêm apoiando os jovens que concluem a participação no projeto.

Durante a entrevista ele comentou a dificuldade dos jovens para conseguir um emprego e disse que é necessário investir mais na educação. Uma das medidas, defendeu, seria aumentar o tempo deles na escola: "Devemos reter o jovem mais tempo no banco escolar, onde ele pode se qualificar melhor para ter mais condições na entrada no mercado de trabalho".

É possível saber mais sobre o Projeto Agente Jovem e suas ações e serviços no endereço eletrônico do Ministério do Desenvolvimento Social: www.mds.gov.br .