Arraes participou de todo o processo de redemocratização do país, diz senadora

13/08/2005 - 16h19

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse hoje (13) que o falecimento do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes é uma "grande perda para o país", principalmente, para aqueles que têm o "compromisso de justiça social". Para ela, Miguel Arraes é uma figura proeminente da luta pela justiça social no país "desde o período em que militou enquanto advogado na defesa dos camponeses brasileiros, na luta pela terra, pela reforma agrária e também durante todo o processo de luta contra a ditadura militar".

No entanto, destacou a senadora, sua presença também se fez presente em outro ponto fundamental da história política recente do país. "Sua figura teve participação ativa em todo o processo de redemocratização do país, durante todo o período em que esteve à frente do Partido Socialista Brasileira". Na avaliação de Ideli Salvatti, Miguel Arraes é uma personalidade que ficará marcada na história, na democratização e nas lutas políticas do Brasil como uma figura que não vai desaparecer nunca. "Sua figura vai ficar marcada de forma legítima e reconhecida por todos no nosso coração, na nossa memória e na nossa história", reforçou.

"Até no processo de falecimento ele deu essa demonstração de guerreiro que sempre foi, lutando até o último momento para não morrer", comentou a senadora. "é um figura que nos faz, nesse momento tão delicado de crise política que o país está vivenciando, relembrar uma história de luta. É um alento para todos nós, que precisamos tirar energia de todos os cantos, da nossa alma, da nossa inteligência, da nossa capacidade operacional para dar continuidade aos destinos do nosso país com a mesma eficácia, o mesmo vigor e a determinação que Miguel Arraes deu ao longo de toda a sua vida de forma inequívoca."