Projeto de novo veículo de transporte de massa será apresentado neste mês na Paraíba

11/08/2005 - 14h11

Rio, 11/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O transporte de massa nas cidades de Natal, João Pessoa e Maceió poderá ser desafogado com a chegada de um novo veículo sobre trilhos que vai integrar o transporte urbano. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa vinculada ao Ministério das Cidades, já tem pronto o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), uma espécie de trem com "design" moderno, menos poluente, mais seguro e mais veloz. As capitais do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas estão entre as seis capitais onde a CBTU ainda opera.

Desde 1988, com a nova Constituição, o transporte urbano passou a ser responsabilidade dos governos locais, o que deu início ao processo de regionalização da CBTU. Atualmente, a empresa opera nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Bahia.

O VLT terá ar condicionado, rampas e travas para cadeiras de rodas e sistema de som. O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano, e a empresa agora busca parceria técnica e financeira para pôr o VLT nos trilhos. A expectativa é que o novo veículo esteja circulando dentro de cinco anos.

Segundo o engenheiro Sílvio César Mesquita dos Santos, responsável pelo departamento da CBTU que projetou o novo veículo, um VLT com dois vagões deve custar aproximadamente R$ 4,5 milhões e terá capacidade para transportar até 400 passageiros, enquanto um trem comum custa em média três vezes mais e transporta mais de mil passageiros por viagem.

A diferença, além da rapidez e conforto, são os ganhos sociais que um transporte de alta capacidade, como o VLT pode trazer aos usuários, disse o engenheiro. "Se a gente verificar os benefícios sociais com um transporte para a cidade, isso tem um valor altíssimo. E hoje toda a análise de um sistema urbano tem de ter feita sob esse enfoque, não pode ser feito de
forma especificamente financeira. Ela tem de ser econômica, e esses ganhos sociais têm de ser considerados na valoração econômica desse transporte", ressaltou Santos.

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos vai ser apresentado no seminário "Integração, acesso e mobilidade - João Pessoa nos Trilhos" que será realizado pela CBTU na capital paraibana nos dias 22 e 23 deste mês.