Privacidade do cidadão com os sistemas eletrônicos de segurança é tema do Diálogo Brasil

11/08/2005 - 9h24

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A privacidade do cidadão, em face da disseminação de sistemas eletrônicos de segurança, tendo como foco o destino das gravações foi o tema dos debates do programa Diálogo Brasil, gerado pela TV Nacional de Brasília para todo o país, nessa quarta-feira.

O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP) afirmou que tem projeto tramitando na Câmara Federal desde 2002 que regula os direitos do cidadão à privacidade no que se refere ao uso da imagem, e também no uso do nome colhido em cadastros para fins comerciais.

"A cultura do pânico e do medo vem levando à invasão da privacidade das pessoas e aqueles que querem promover a segurança têm que fazê-lo respeitando uma legislação eficiente nesse campo". O parlamentar reclama que "há um lobby muito forte das empresas que trabalham com segurança para que não haja regulamentação", mas disse que vai lutar para que a Comissão de Constituição e Justiça aprove logo a proposição.

O Diálogo Brasil é transmitido toda quarta-feira, às 22h30 e reprisado aos sábados, às 22 horas, pela TV Nacional e pela NBr, canal de TV a cabo do Poder Executivo. O programa é mediado pelo jornalista Florestan Fernandes Jr. e feito em parceria com a TV Cultura de São Paulo e a TVE Brasil, do Rio de Janeiro, sendo exibido também por outras emissoras da rede pública de televisão.