Polícia Federal apreende equipamentos irregulares de informática em shopping no Rio

11/08/2005 - 17h25

Rio, 11/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Polícia Federal apreendeu hoje 1,5 tonelada de equipamentos e programas de informática irregulares em um shopping na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio. A operação, realizada na manhã de hoje, contou com a participação de cerca de 40 policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários do Rio (Delefaz).

Os agentes cumpriam mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, com o objetivo de apreender programas de computador piratas e produtos de informática provenientes de contrabando.

Entre os crimes investigados pela Polícia Federal nesta operação, estão contrabando, descaminho, sonegação fiscal e pirataria. As penas para os acusados variam de prisão em flagrante à interdição dos locais onde os produtos são comercializados.

Alguns dos proprietários dos estabelecimentos comerciais que sofreram as buscas foram conduzidos até a Superintendência da Polícia Federal no Rio, para serem ouvidos. A operação policial contou com a colaboração da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e da Bussiness Software Alliance (BSA).

Segundo a Polícia Federal, o Brasil deixa de arrecadar cerca de R$ 84 bilhões e de criar cerca de dois milhões de empregos ao ano, com a falsificação de produtos e o contrabando no país. O comércio ilegal chega a representar até 60% do consumo de alguns produtos no país.