Ministério instala hoje comissão que vai estudar fortalecimento do salário mínimo e seu impacto

11/08/2005 - 12h30

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério do Trabalho instala hoje (11) a Comissão Quadripartite do Salário Mínimo, criada em abril de 2005, para estudar um programa de fortalecimento do salário mínimo e seu impacto na Previdência Social, no mercado de trabalho e nas políticas assistenciais e de desenvolvimento social do governo federal.

O órgão consultivo será composto por representantes do governo federal, trabalhadores, empregadores e dos aposentados e pensionistas. Os governos estaduais, municipais e do Distrito Federal também irão participar. A Comissão será instalada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia será no Palácio do Planalto.

Integram a comissão: os ministérios do Trabalho (presidente), Planejamento, Previdência Social, Fazenda, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Casa Civil, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria Geral da Presidência da República, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Geral dos Trabalhadores, Força Sindical, Social Democracia Sindical, Central Autônoma de Trabalhadores,Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional da Agricultura, Confederação Nacional do Comércio, Confederação Nacional do Transporte, Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Sindicato Nacional de Aposentados, Federação dos Aposentados e Pensionistas de São Paulo e Associação Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.