Ministério da Cultura lança edital para financiar recuperação de imóveis no centro histórico do Rio

11/08/2005 - 17h11

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Rio de Janeiro deverá receber financiamento para obras de conservação de imóveis do núcleo histórico da cidade. O edital do Projeto Monumenta do Ministério da Cultura foi lançado hoje (11) com recursos de R$ 2,7 milhões, provenientes do ministério e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Monumenta foi criado para recuperar imóveis localizados em centros históricos de 26 cidades do país.

No Rio, serão recuperados imóveis desocupados, sem condição de uso ou que comprometam a qualidade de vida dos moradores. A maioria deles foi construída entre os séculos 18 e 19 e estão localizados na área do Projeto Tiradentes. "Esses recursos são destinados, em alguns casos, para a adequação da parte interna, mas para a maior parte é para recuperação da fachada, cobertura e estrutura do imóvel", explica a coordenadora do Programa Monumenta, Érica Diogo.

A arquiteta acredita que os primeiros financiamentos serão liberados em novembro, prazo para analisar os pedidos. Segundo ela, a Caixa Econômica Federal dá apoio técnico ao projeto para analisar o orçamento e cobrar o retorno dos recursos. "Esse dinheiro vai para o Fundo Municipal de Preservação e tem que ser reaplicado na recuperação dos monumentos que estão nessa área".

De acordo com o programa, podem receber financiamentos os proprietários ou pessoas que tenham a posse legal de imóvel localizado no centro histórico, dentro da área do Programa Monumenta.

Já foram lançados editais nas cidades de Congonhas, Mariana e Ouro Preto (MG); Penedo (AL); São Francisco do Sul (SC) e Porto Alegre (RS). As próximas serão Dimantina (MG) e Olinda (PE), onde os lançamentos estão previstos para setembro.