MEC apresenta a universidades públicas gaúchas projeto para construção de parcerias

11/08/2005 - 7h34

Brasília - Durante todo o dia de hoje, representantes de universidades públicas e comunitárias do Rio Grande do Sul participam da oficina Pró-Licenciatura - Construção de Parcerias, que se realiza no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O objetivo da oficina é a construção de parcerias para o projeto do Ministério da Educação, que pretende licenciar a distância cerca de 18 mil professores a partir deste semestre. O professor Sérgio Kieling Franco, do Departamento de Políticas em Educação a Distância, da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), apresenta o projeto.

No encontro, organizado e coordenado pelas universidades Federal e Estadual do Rio Grande do Sul, estão sendo discutidos temas como abordagem pedagógico-metodológica, pólos regionais para apoio a cursos a distância, tutoria e formação de tutores, ambientes virtuais de aprendizagem, além de certificação e regionalização dos cursos de licenciatura a distância. Sairão da reunião propostas e encaminhamento de parcerias com as instituições de ensino interessadas e habilitadas.

Iniciado em 2004, o Pró-Licenciaturas formou nove consórcios, envolvendo 37 instituições públicas de ensino superior e gerou oferta de licenciatura nas áreas de física, química, biologia e pedagogia para mais de 17 mil professores.

Com informações do Ministério da Educação.