Ibama pode conceder em setembro licenciamento ambiental a projeto de integração do São Francisco

11/08/2005 - 16h24

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) poderá conceder em setembro o licenciamento ambiental necessário para o início das obras do projeto de integração do rio São Francisco às bacias hidrográficas do Nordeste setentrional. A informação é do diretor de Licenciamento e Qualidade Ambiental do Ibama, Luiz Felipe Kunz.

Segundo Kunz, os técnicos do Ibama estão na fase de análise do plano básico ambiental, que é a etapa "de detalhamento dos programas previstos no estudo de impacto ambiental". "Ainda não recebemos todo os estudos - o Ministério da Integração Nacional entregou quase todos que foram solicitados. Na medida em que forem entregues, talvez em setembro tenhamos condição de fechar a análise, fechar o parecer sobre a adequação desse programa básico ambiental, o que permitiria, caso estejam adequados, a concessão da licença de instalação", informou Kunz.

De acordo com ele, o Ibama já analisou a obra sob o aspecto da viabilidade ambiental e concedeu a chamada licença prévia. "Esse parecer já existe, a obra foi considerável viável pela equipe técnica do Ibama, e agora nós estamos trabalhando nessa adequação do detalhamento de todos os programas que vão ser executados para a obra".