Grevistas do INSS terão que compensar dias parados, diz ministro

11/08/2005 - 21h47

Brasília, 11/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os servidores grevistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) terão que compensar os dias de paralisação com trabalho nos finais de semana e desconto em folha. "Quando acabar a greve nós vamos ampliar o horário de atendimento inclusive para os sábados e os servidores serão convidados a participar. Uma parte dos dias parados será compensada e a outra, descontada do salário", disse hoje (11) ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

O ministro acrescentou que os grevistas do INSS têm um canal aberto de diálogo com o governo, mas que não aceitará novas demandas: "Na última reunião eles levaram algumas ponderações que gerariam reajustes para o pessoal da Saúde e do Ministério do Trabalho, o que evidentemente tem que ser tratado à parte".

Os servidores do INSS reivindicam reajuste de 18% e gratificação de desempenho igual para os trabalhadores da ativa e para os aposentados. Os trabalhadores da Saúde e do Trabalho pedem aumento de 47,11%.