Governo e parlamentares do Rio Grande do Norte pedem que refinaria seja construída no estado

11/08/2005 - 15h28

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria e parlamentares do estado pediram hoje (11) à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que a refinaria de petróleo que será construída em conjunto entre a Petrobras e a PDVSA, estatal petrolífera da Venezuela, seja instalada no estado.

Segundo Wilma de Faria, a Venezuela tem interesse em implantar a refinaria em Pernambuco, mas o Rio Grande do Norte apresenta melhores condições e custos menores. "Não se pode ter um Nordeste onde só se invista no lado dos estados mais poderosos como Pernambuco, Ceará e Bahia. Temos que ter o equilíbrio regional", disse a governadora.

De acordo com o relato dos representantes potiguares, a ministra Dilma Rousseff ficou "sensibilizada" com o pleito e garantiu que o governo brasileiro ainda não decidiu o local da refinaria. Agora, Wilma de Faria pretende discutir o assunto com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.

A refinaria pode ser um dos temas do jantar de trabalho do presidente Lula com o colega da Venezuela, Hugo Chávez, hoje na Granja do Torto. O acordo para a construção da refinaria foi firmado em fevereiro deste ano, durante a visita de Lula a Caracas. Os investimentos previstos são de US$ 2 bilhões.

A governadora aproveitou o encontro com a ministra da Casa Civil para pedir mais investimentos no estado, como a instalação de um pólo gás-químico.