Funcionários de hospital do Rio que está sob intervenção federal aderem à greve

11/08/2005 - 17h02

Rio, 11/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os funcionários do Hospital de Ipanema, unidade municipal que está sob intervenção federal desde março, decidiram hoje (11) entrar em greve. Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e da Previdência Social do Rio (Sindsprev/RJ), Edith Santos, a partir da próxima segunda-feira (15), só serão atendidos os pacientes com consulta ou cirurgia já marcadas.

Desta forma, durante a greve, o paciente não terá sua consulta remarcada no ambulatório e só serão realizadas cirurgias em pessoas que já estiverem internadas no hospital. "Se for um caso grave, o médico nos comunica que aquele paciente precisa voltar para ter o atendimento. Sempre foi assim. Nós já fazemos greve há mais de 20 anos e nunca prejudicamos a população, porque não é nosso interesse", disse.

O Hospital de Ipanema vai se juntar aos outros dois hospitais municipais sob intervenção federal que já estão em greve: Hospital da Lagoa e Cardoso Fontes. Também estão em greve três hospitais federais — Geral de Bonsucesso, Servidores do Estado e Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras — além de 28 unidades de saúde municipais que têm servidores federais.

A paralisação dos servidores da saúde federal no Rio faz parte da greve nacional da seguridade social, que começou no dia 2 de junho e que também atinge funcionários da Previdência Social no estado.