Divulgação da contabilidade dos candidatos é essencial para transparência eleitoral, diz pesquisador

11/08/2005 - 14h24

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A divulgação dos dados da movimentação financeira dos partidos políticos é essencial para a transparência do processo eleitoral. É o que afirma Jeffrey Carlson, diretor da Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (Internacional Foundation for Election Systems-EUA). Ele participou hoje (11) da Conferência Internacional sobre Reforma Política e Fortalecimento das Instituições Políticas Brasileiras, que ocorre na Câmara dos Deputados.

Carlson defendeu ainda que as informações sejam divulgadas de forma regular – antes e depois das eleições – para que a população possa escolher o candidato sabendo quem foram os doadores de campanha. "A divulgação detalhada pode funcionar como mecanismo de controle público", afirmou ele. "O acesso à informação é fundamental para fortalecer o Estado de Direito."

Carlson citou como exemplo um caso que aconteceu em Lituânia. A exposição dos dados financeiros das campanhas dos candidatos, em 2002, mostrou que um dos doadores tinha relação com o crime organizado na Rússia. Isso levou, segundo ele, ao impeachment do então presidente da Lituânia, que tinha recebido recursos desse doador.

Ele ressaltou ainda que os mecanismos de transparência devem ser aperfeiçoados. "O impacto positivo pode ser prejudicado se as informações não forem divulgadas de forma simplificada", disse. Ele destacou que mídia e a sociedade civil devem ter acesso à contabilidade dos candidatos, o que pode ser feito por meio da internet. "Isso permite que as organizações não-governamentais tenham informações para responsabilizar os atores políticos."