CPI dos Bingos decide convocar Dirceu, Magela, Benedita e Garotinho

11/08/2005 - 15h22

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília - Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos aprovaram hoje (11) os requerimentos de convocação do deputado José Dirceu (PT-SP), do ex-deputado Geraldo Magela (PT-DF) e dos ex-governadores do Rio de Janeiro, Benedita da Silva e Anthony Garotinho. Ainda foram aprovados os requerimentos que pedem o comparecimento à comissão da atual governadora do Rio, Rosinha Matheus, do secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, da radialista Cidinha Campos, além de Alessandro Ortiz e Junior Ortiz.

O relator, senador Garibalde Alves (PMDB-RN), solicitou ainda a transferência de todos os apontamentos registrados pelo Controle de Atividades Financeiras (Coaf), inclusive os sigilosos, de Antonio Carlos Lino da Rocha (ex-presidente da Gtech), Carlos Augusto de Almeida Ramos (o Carlinhos Cachoeira), Denise Andegleto Panozzi, Denivaldo Henrique de Almeida Araújo, Elza Buratti, Enrico Gianelli, Luiz Eduardo Soares, Marcelo Coelho de Aguiar (sócio da MM consultoria), Marcelo Rovai (ex-deretor da Gtech), Ralf Barquete Santos, Rogério Buratti, Sérgio Panozzi, Waldomiro Diniz, Walter Santos Nery. E das empresas: Gtech Brasil, MM Consultoria, BBS Consultora, Wway informática, Skay, Gestion Consultoria e da Cânon Administração.

Ainda foram aprovados os requerimentos que pedem a auditoria da Secretaria da Receita Federal nas declarações de rendimentos de Rogério Buratti e de sua mulher, Elza Buratti nos últimos cinco anos, além do envio de cópia, por meio da Secretaria de Justiça de Ribeirão Preto (SP), de qualquer processo aberto na cidade envolvendo Rogério Buratti.

A CPI dos Bingos foi criada para investigar a utilização das casas de bingo na lavagem de dinheiro e o envolvimento desse tipo de jogo com o crime organizado. A comissão foi proposta no ano passado. À época, a imprensa divulgou fita de vídeo de 2002 em que o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz aparece negociando propina com Carlinhos Cachoeira.