Rosamélia de Abreu
Repórter da Voz do Brasil
Brasília - Os alunos que participam do programa Escola Aberta, que oferece atividades nos fins de semana nas escolas públicas, vão poder ter acesso a obras de vários escritores brasileiros. O Ministério da Educação começa a distribuir, em agosto, um kit com 24 livros de autores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Rachel de Queiroz, e Sílvio Romero.
De acordo com Ronaldo Farias, coordenador do programa, a distribuição dos livros vai incentivar a leitura entre os alunos. "Queremos incentivar os jovens e as crianças recém-alfabetizadas a se interessarem pela leitura. Nós queremos tirar o sentido da leitura como dever e associá-la ao prazer", defende.
De acordo com Farias, a idéia é levar os alunos a debater no Escola Aberta os temas dos livros. "Os livros são de autores conhecidos e tratam do cotidiano. A idéia é promover debates sobre os temas apresentados" lembra o coordenador.
Os kits serão distribuídos para as 1.000 escolas públicas do ensino básico que participam do programa Escola Aberta. A partir de agosto o programa vai atender cerca de 1 milhão de pessoas entre estudantes e seus familiares. O programa aproveita a infra-estrutura das escolas para oferecer opções de lazer, cultura e cidadania em comunidades sem opções de entretenimento.