Memorando garante US$ 1 milhão para implantação de centro de cooperação em HIV/Aids no Brasil

27/07/2005 - 5h53

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O primeiro Centro Internacional de Cooperação Técnica em HIV e Aids (CICT) receberá US$ 1 milhão para a sua efetiva implantação no Brasil. Os recursos serão repassados por um memorando de entendimento que o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, e o diretor-executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Peter Piot, assinam hoje, no último dia de debates da 3ª Conferência da Sociedade Internacional de Aids (IAS, da sigla em inglês).

A cerimônia está previsata para 15 horas, no Riocentro, no Rio de Janeiro. O CICT, uma parceria entre o governo brasileiro e o Unaids, começou a ser organizado no fim do ano passado, logo depois da escolha do Brasil para sediá-lo. Às 17 horas, no pavilhão 5 do Riocentro, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, fará a palestra de encerramento da 3ª Conferência da Sociedade Internacional de Aids. O evento, organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Sociedade Brasileira de Infectologia, começou no último domingo (24).

O centro tem por finalidade a capacitação de profissionais e técnicos em HIV/Aids no território nacional e nos países em desenvolvimento. A idéia é formar profissionais para combater a epidemia de acordo com as especificidades culturais de cada região. Após o treinamento, esses alunos retornariam a seus países de origem para atuar como multiplicadores dos conhecimentos recebidos.