Lula destaca ''revolução'' na educação brasileira

27/07/2005 - 19h04

Brasília, 27/7/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que seu governo está fazendo uma "revolução" na educação brasileira, ao lançar hoje (27) em Bagé (RS) a proposta de criação de uma nova instituição de ensino superior – a Universidade Federal do Pampa (UFP).

Lula defendeu que investir na educação "é uma excelente maneira" de empregar os recursos públicos em benefício da totalidade da sociedade. E reafirmou que a educação pública de qualidade é uma prioridade do atual governo e que todo o dinheiro empregado na educação será entendido como um investimento, não como um gasto: "Cada centavo investido na educação é a certeza de que nós estamos construindo cada vez mais uma cidadania de primeira classe para todos os 180 milhões de brasileiros".

Como ação de destaque em seu governo, Lula citou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria um novo fundo de financiamento para a educação, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Criado para substituir o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), o Fundeb está em análise no Congresso Nacional. A proposta foi enviada no mês passado. Diferentemente do Fundef, que destina recursos somente para o ensino fundamental, o Fundeb vai atender aos alunos de toda a educação básica, que abrange os ensinos infantil, fundamental e médio.

O Programa Universidade para Todos (ProUni), que visa facilitar o acesso de estudantes carentes ao ensino superior, também foi lembrado pelo presidente como "uma bela iniciativa" de seu governo. "Eu tenho a consciência do que representa a educação na vida do ser humano. Mais tenho mais consciência do que representa a educação na parte mais pobre da população", ressaltou.

Depois de anunciar a proposta de criação da UFP, Lula garantiu que outras regiões do país também receberão extensões das universidades públicas federais. "Vamos transformar cada unidade de universidade federal de um estado que está na capital ou numa cidade-pólo em uma ramificação capaz de levar possibilidade de ensino às cidades médias brasileiras e, de preferência, aos lugares mais pobres de nosso país", finalizou.