Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) prorrogou o prazo para entrega das propostas das entidades que queiram sediar uma das 90 unidades do projeto Casa Brasil. Com isso, as prefeituras, governos estaduais, centros de pesquisa e associações sem fins lucrativos têm até o dia 22 de agosto para se candidatar e apresentar toda a documentação exigida.
Um dos coordenadores do projeto, Edgard Piccino, conta que o instituto recebeu diversas solicitações para a extensão das inscrições. "Decidimos pela prorrogação para atender a um maior número de parceiros que estão interessados em concorrer ao edital, mas precisam de um prazo maior para conseguir firmar todas as parcerias", explica.
Os interessados devem enviar a proposta pelo site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br), detalhando as condições e a localização do imóvel. De acordo com Edgard Piccino, o local deve ter um espaço de, no mínimo, 300 metros quadrados. "É fundamental que a sede seja em um bairro que atenda efetivamente a população. Além disso, o projeto deve ter um plano de sustentabilidade para os dois anos subseqüentes a implantação."
O coordenador acrescenta que os selecionados pelo programa vão receber cerca de R$ 200 mil em investimentos. "Isto será dividido em doação de mobiliário e equipamentos, bolsa para seis pessoas na unidade durante um ano, custeio de R$ 2 mil por mês em um ano, R$ 14 mil para implantação do laboratório de divulgação da ciência e R$ 20 mil para reforma e adequação do espaço para receber o projeto", informa. "É um investimento alto que o Governo Federal está fazendo com o objetivo de reduzir a desigualdade social."
O projeto Casa Brasil é um programa de inclusão digital do governo federal, que pretende disponibilizar acesso à internet para a população de baixa renda. O projeto reunirá, em um só lugar, telecentros comunitários, estúdio multimídia, biblioteca popular, auditório para 50 pessoas e laboratório.