Fábio Calvetti
Da Agência Brasil
São Paulo – Depois de quatro semanas sem registrar variação positiva, a inflação registrou alta na capital paulistana. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ficou em 0,17% na terceira semana de julho e interrompeu um período de 30 dias com taxas negativas ou estáveis. Os números foram apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
No mesmo período do mês passado, o IPC-Fipe havia registrado a primeira deflação no ano, com baixa de 0,15%. A queda continuou na semana seguinte, quando ficou em -0,20%, e na primeira semana de julho, com baixa de 0,13%. Na semana passada, a inflação em São Paulo voltou a acelerar, mas fechou estável. Agora, o índice registra alta de 0,17%.
Os principais grupos que lideraram a inflação na terceira semana de julho foram Vestuário e Despesas Pessoais, ambos com alta de 1,02%. O grupo Saúde, que vinha liderando o índice nas últimas semanas, teve desaceleração e ficou em 0,81%, contra 0,97% na semana passada. Os preços dos produtos alimentícios foram os únicos a registrar deflação, –0,96%.
Os outros grupos que compõe o IPC-Fipe tiveram a seguinte variação: Transportes (0,35%), Habitação (0,28%) e Educação (0,08%). A Fipe apura semanalmente a variação dos gastos de famílias com renda até 20 salários mínimos na cidade de São Paulo.