Usina de beneficiamento da casca de côco verde começa a funcionar em Fortaleza

01/07/2005 - 7h10

Fortaleza - A primeira usina de beneficiamento de casca de coco verde do Nordeste entra em funcionamento amanhã (2) em Fortaleza. Implantada em uma área de 3 mil metros quadrados da Estação de Triagem e Transbordo de Resíduos Sólidos da capital cearense, a unidade nasceu de um projeto sobre o uso da casca de coco como forma de conservação da biodiversidade, desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical.

Com o pó e as fibras extraídas da casca do coco, a usina vai produzir placas, vasos, bastões e artesanatos diversos. A capacidade de processamento da fábrica está estimada em 20 mil toneladas de casca por dia.

A inauguração da usina será amanhã (2), às 9 horas. Participam da cerimônia o presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, e outras autoridades federais, estaduais e municipais. O projeto conta com a parceria da Associação dos Barraqueiros da Beira-mar, do Sebrae, do Senai, da Faculdade Christus, da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização e da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano.