Representante da OEA diz que conferência sobre igualdade racial revela compromisso do Brasil

01/07/2005 - 12h17

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Claire K. Roberts, disse que a realização da 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial revela o comprometimento do Brasil em combater a discriminação racial. "Estou muito impressionado com o compromisso do governo brasileiro em lutar contra o racismo e colocar na pauta do dia a questão da luta contra qualquer tipo de discriminação".

De acordo com Roberts, o Brasil tem um papel importante no combate ao racismo. "O Brasil é visto lá fora como um país que não apenas consegue discutir e resolver questões raciais internamente, mas que provavelmente está fazendo mais para também resolver questões raciais em todo o hemisfério". Ele afirma que o Brasil é fundador da relatoria que trata de temas relacionados aos afrodescendentes na OEA e que o país também tem uma importante atuação na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Washington.

Para o representante da OEA, o debate de questões relacionadas à discriminação étnica pode ser considerado um dos principais resultados dessa conferência. "O primeiro resultado desse encontro é trazer à tona todos esses temas e dar visibilidade a essas questões. O Brasil é um país muito importante para tornar isso possível e visível na América do Sul".

A conferência prossegue até amanhã (2), quando serão reunidas todas as propostas para a elaboração de um Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial.