Olinda é eleita 1ª capital brasileira da cultura

01/07/2005 - 10h30

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - A cidade de Olinda (PE), conhecida pelas belezas naturais e patrimônio arquitetônico do início da colonização do Brasil, recebeu o título de primeira capital brasileira da cultura. Há 23 anos Olinda também é patrimônio cultural da humanidade.

A escolha foi feita por um júri composto por oito pessoas entre representantes do Ministério da Cultura, instituições públicas e sociedade civil. Também concorriam ao título João Pessoa (PB) e Salvador (BA). Mais de 11 mil pessoas declararam por escrito o apoio a Olinda.

A decisão foi anunciada pela organização não governamental CBC, que tem sede em São Paulo e é responsável pelo projeto. A prefeita da cidade, Luciana Santos, comparou o título a um selo de qualidade. "Como capital brasileira da cultura, Olinda vai passar a ser o centro das atenções nacionais e internacionais, atrair investimentos do poder público, iniciativa privada, dinamizar o turismo além de e ampliar a geração de emprego e renda".

O secretário de Cultura João Falcão afirmou que o desafio é criar um Conselho de Cultura para estruturar um calendário de atividades no ano inteiro.