Brasília - A linha férrea entre as cidades históricas de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, com 23 quilômetros de extensão, construída no período do Império, será reativada. O Trem Turístico, que parou de funcionar em 1997 e que integra o circuito da Estrada Real, retomará os trilhos no dia 21 de abril do próximo ano. Ele irá funcionar sempre às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.
O contrato para a execução das obras será assinado hoje (1), às 10 horas, na presença do
ministro do Turismo, Walfrido do Mares Guia, do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, e do prefeito de Mariana, Celso Cotta. A solenidade será realizada na Estação Ferroviária de Ouro Preto.
A Companhia Vale do Rio Doce, responsável pelo projeto, vai investir R$ 30 milhões na recuperação total da ferrovia, que prevê ainda a restauração e implementação das quatro estações localizadas ao longo do caminho, sendo duas em Ouro Preto, uma em Passagem de Mariana e a última em Mariana. A previsão é de que também alguns bairros, que serão cortados pela ferrovia, sejam revitalizados. O projeto prevê, ainda, a aquisição de duas locomotivas e de seis vagões, com capacidade total de 360 passageiros.