Mulheres com dificuldade para engravidar terão tratamento gratuito, anuncia Humberto Costa

30/06/2005 - 18h58

Brasília, 30/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - A partir de dezembro, as mulheres que têm dificuldade para engravidar poderão fazer o tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A afirmação é do ministro da Saúde, Humberto Costa, que anunciou hoje que até o final do ano postos de saúde de quatro cidades estarão equipados para o procedimento. Ele não definiu quais serão essas cidades.

"O programa de reprodução assistida no SUS será gradativo, porque o custo é alto – aproximadamente R$ 50 milhões por ano. Mas até 2007 teremos 21 centros de atendimento", informou o ministro. Pesquisa divulgada hoje pelo ministério aponta que 91% dos 2.100 brasileiros ouvidos aprovam a introdução do tratamento gratuito.

Antes do tratamento, ressalvou, o casal terá a opção de adotar uma criança. "Vamos incentivar a adoção e apresentá-la como uma alternativa", disse Costa. Ele informou ainda que casais que apresentem doenças de origem genéticas ou infecto-contagiosa – como HIV e hepatite B – também terão assistência, a fim de evitar a transmissão das enfermidades para os bebês.