Brasília - A partir de hoje (29), o Brasil volta a exportar carne industrializada para os Estados Unidos, informou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Gabriel Alves Maciel. A suspensão havia sido decidida pelo ministério, em maio passado, como medida preventiva para ajustes em alguns itens do acordo sanitário firmado entre os dois países.
Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do MAPA (Dipoa), Nelmon Oliveira da Costa, seis frigoríficos foram autorizados a exportar para os Estados Unidos e três laboratórios (dois credenciados e um oficial) voltam também a fazer análises dos produtos destinados a exportação dos frigoríficos.
O MAPA decidiu retomar as exportações de carne bovina industrializada para os EUA depois de feitas as adequações no serviço de inspeção e nas operações dos frigoríficos", explicou o diretor. Segundo ele, os técnicos americanos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos realizaram uma auditoria nessas plantas no período de 2 a 27 deste mês e constataram que os ajustes foram integralmente realizados.
Dados do Mapa mostram que as vendas de carne de gado industrializada para os Estados Unidos renderam ao Brasil US$ 197 milhões em 2004.
Com informações do Ministério da Agricultura.