Veterinário russo inicia vistorias em frigoríficos gaúchos para analisar volta do comércio de carne

27/06/2005 - 17h31

Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - O veterinário do Ministério da Agricultura da Rússia George Kalugin começou hoje (27) em Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, a inspeção de cinco entrepostos e frigoríficos gaúchos de carne bovina. As vistorias têm como objetivo avaliar as condições de funcionamento com vistas à habilitação dos estabelecimentos para a exportação de carne bovina para aquele mercado.

Até quarta-feira, o representante do governo russo permanecerá em Capão do Leão para conhecer o Frigorífico Extemo Sul. Cinco indústrias gaúchas serão avaliadas. Na quinta-feira, Kalugin estará em Bagé, para visitar o Frigorífico Mercosul e, na sexta-feira, irá a Alegrete.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está tentando incluir mais cinco plantas frigoríficas na pauta dos russos. Depois da suspensão das importações de carne bovina brasileira, em setembro de 2004, devido ao surgimento de um foco de febre aftosa nos estados do Pará e Amazonas, os russos estão avaliando a retomada das compras.

O superintendente do ministério no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, disse que as exportações para a Rússia, tanto da carne bovina como avícola e suína, deverão ser retomadas em breve. Antes de elaborar o laudo definitivo, que será encaminhado ao Ministério da Agricultura do Brasil, os técnicos russos deverão visitar 200 empresas em nove estados brasileiros.