Amorim diz a empresários que é preciso investir na América do Sul para fortalecer Mercosul

27/06/2005 - 14h40

Nelson Motta
Enviado Especial

Bogotá – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse hoje, durante encontro com empresários brasileiros e colombianos, que é necessário investir na América do Sul, através de um comércio mais equilibrado de exportações e importações para fortalecer o Mercosul.

"Com isso, vamos fortalecer nossos laços, nos tornando mais aptos a participar dessa competição global entre grandes blocos econômicos", afirmou Amorim na abertura do II Encontro Empresarial Brasil-Colômbia, que reuniu cerca de 150 empresários dos dois países, na Câmara de Comercio de Bogotá.

O chanceler brasileiro lembrou aos empresários que, desde que se concluiu o acordo do Mercosul, as exportações do Brasil seguem aumentando e as importações estão também crescendo. Para o ministro, não há o que temer, pois vale a pena investir na América do Sul. "Isso é bom para criar emprego, melhorar a nossa capacidade de criar valor agregado e desenvolver áreas mais sofisticadas. Acho que é bom para todos", destacou Amorim.

Brasil e Colômbia firmaram hoje memorando de cooperação de academias diplomáticas, de ensino de português e espanhol e de promoção comercial. Os atos foram assinados pelos chanceleres Celso Amorim e Carolina Barco.

Celso Amorim ressaltou, na solenidade, que as relações comerciais do Brasil com a Colômbia estão muito bem. Segundo ele, o Brasil já investe com sucesso em siderurgia, aviação civil, petróleo, calçados e vestuário. "O que está ocorrendo na Colômbia está ocorrendo na Argentina, no Paraguai e em outros países. Hoje a América do Sul representa uma parcela importante do nosso comércio exterior, praticamente 20%", destacou.