Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estendeu à bancada ruralista o pedido de que a apuração das denúncias de corrupção nos Correios e do suposto esquema de pagamento de mesada a deputados pelo PT não atrapalhe o andamento das votações no Congresso Nacional. Segundo deputados que encontraram Lula, o apelo foi feito hoje, durante reunião com parlamentares e produtores rurais para discutir a crise no setor agropecuário. O presidente tem falado reiteradamente sobre o tema nos últimos dias, em seus pronunciamentos.
Segundo o presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado Carlos Melles (PFL-MG), Lula destacou a necessidade de votar projetos como a Lei da Pré-Empresa, que visa estimular a entrada de micro e pequenos empresários na formalidade. "Ele (Lula) reconheceu que é o melhor projeto para o país neste momento. Ele pode trazer milhões de brasileiros da informalidade para a formalidade", disse Melles.
O deputado fez a ressalva de que os parlamentares têm de dar andamento às investigações como resposta a uma expectativa da população: "O Congresso não pode se furtar a responder à sociedade".
Carlos Melles disse ainda que a transparência nas investigações é também necessária para se preservar a estabilidade da economia brasileira. "Chega um momento que a chapa esquenta. A temperatura sobe no Executivo, e sobe também na economia. E, nesse sentido, o que nós precisamos é dar transparência. A sociedade sabendo, conhecendo a verdade, a economia também se acalma", afirmou.