Obras do São Francisco devem começar em agosto, diz Ciro Gomes

24/06/2005 - 11h23

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - As obras de integração das bacias do rio São Francisco devem começar em agosto, de acordo com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. Em entrevista à Rádio Nacional do Rio, o ministro ponderou, no entanto, que há algumas variáveis, como a construção de bombas e o término de licitações, que podem alterar esse prazo.

"É possível, sem maiores incidentes, que a gente inicie essa obra em agosto", disse. Ciro Gomes informou que o projeto já conta com licenciamento e foi feita a licitação para a compra do conjunto de bombas que serão utilizadas. O ministro explicou que, como são muito específicas, precisaram ser encomendadas, e sua fabricação ser acompanhada por técnicos do governo.

Atendendo a uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o contrato de fabricação das bombas incluiu uma cláusula de nacionalização. "Para poder gerar empregos na construção e na metal mecânica do sudeste. Esse é um projeto impressionante e há conseqüência dele em vários setores", afirmou.

Ciro Gomes acrescentou que a licitação da gestão também já foi feita e a das obras está no mercado. "Estamos com a licitação das obras nas ruas. A última informação que tive é que há 111 editais comprados. É também um impacto impressionante dos empregos na região". Segundo o ministro o prazo para a compra dos editais termina no dia 14 de julho.

Ciro Gomes disse que o custo da obra, que deve ficar concluída em 24 meses, será de R$ 4,5 bilhões. "Mas acho que vou conseguir fazer por menos", avaliou.