Brasileiros terão acesso a academias populares para a prática de esportes

24/06/2005 - 10h38

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo federal lança neste sábado (25) o projeto Brasil Saudável, que tem o objetivo de estimular o brasileiro a praticar esportes e adotar hábitos saudáveis. "Vamos proporcionar financiamento para que os municípios implantem espaços públicos para o incentivo à prática de atividades físicas e também para o controle do tabagismo", explicou o diretor do departamento de análise de situação em saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio.

O ministério disponibilizará R$ 8,7 milhões para a criação de 230 núcleos de atividades físicas em todo o país até 2006. Esses espaços funcionarão como academias populares, onde as pessoas poderão praticar esportes, orientadas por professores de educação física. Os núcleos terão ainda nutricionistas para dar informações sobre alimentação saudável. Todos os serviços serão gratuitos. "A partir do segundo semestre, estaremos disponibilizando os recursos para os municípios para que implementem as ações do Brasil Saudável e elaborem um leque de ações de promoção à saúde", afirmou Otaliba.

O diretor ressaltou que as doenças como infarto, derrame cerebral e diabetes são as principais causas de internação no país. "Tem fatores que causam essas doenças, como sedentarismo e alimentação inadequada. Então, se você atuar nesses fatores com ações como essa do Brasil Saudável, você reduz a doença", disse.

Um estudo do Ministério da Saúde mostra que, em média, 40% dos brasileiros adultos são sedentários. Além disso, foi constatado excesso de peso em mais de 40% da população. A pesquisa foi realizada em 2003 em 16 capitais do país.

Segundo Otaliba, o programa Brasil Saudável foi baseado em um projeto que já existe em Recife. "Existem espaços públicos nos bairros, na orla, na praia, onde há profissionais de educação física e de nutrição que orientam a população. Já existe em Recife e em outros municípios e queremos, agora, estender a todas as capitais brasileiras".

O lançamento do projeto será às 8h30 em Brasília, no Parque Sarah Kubistchek, e deve contar com a presença dos ministros da Saúde, Humberto Costa, do Esporte, Agnelo Queiroz, e do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.