Prêmio de Gestão Pública tem 34 exemplos de democracia direta

17/06/2005 - 18h57

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Prêmio Nacional de Gestão Pública 2005 já conta com 85 modelos inscritos, dentre os quais 34 originários da Administração Direta. Trata-se de premiação instituída em 1998 e que é entregue todo ano pelo Presidente da República visando a valorização dos modelos de gestão pública que primem pelo desempenho institucional, "alinhadas a características universais da gestão de excelência, em modelos utilizados pelos setores público e privado em mais de 120 países", conforme o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

São premiadas as organizações que mostram modelos gerenciais na direção da inovação, na redução de custos, na qualidade dos serviços e na aprovação pelo público.

Entre as 85 inscrições que já foram registrados até aqui, também 26 modelos de gestão em Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, 8 na área das autarquias, 5 na educação, 8 na saúde, 2 em saneamento e 2 do Poder Judiciário. Os setores inscritos deverão apresentar até o próximo dia 24 os relatórios de gestão.

O processo da premiação e os resultados são aprovados pelo presidente do Conselho Nacional de Gestão Pública, o empresário Antoninho Marmo Trevisan. O julgamento das análises é feito por uma banca de juízes, formada por especialistas em gestão e processo de premiação. Esses juízes realizam trabalho voluntário e aprovam os modelos de gestão vencedores.

De acordo com os organizadores da premiação, todas as organizações públicas brasileiras, das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário podem candidatar-se ao prêmio.