Polícias e Ministério Público iniciam combate a transporte de mercadorias contrabandeadas

17/06/2005 - 10h32

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - A Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público Federal estão realizando hoje a Operação Comboio Nacional no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia , Mato Grosso e Pará. O objetivo é apreender 365 ônibus de turismo que tiveram suas placas filmadas e fotografadas quando formaram comboios para entrar e sair de Foz do Iguaçu transportando mercadorias contrabandeadas do Paraguai.

Segundo a assessoria de Comunicação Social da PF no Paraná, os motoristas tentavam dificultar a fiscalização federal nas rodovias e são suspeitos de envolvimento na internalização (legalização no país) ilegal dessas mercadorias.

Com as fotos e filmagens das placas, a polícia constatou que alguns ônibus fizeram até 500 viagens a Foz do Iguaçu em curto período de tempo. A PF informou que responsáveis legais por 81 empresas transportadoras estão sendo investigados e devem ser indiciados por participação em atividade criminosa.

O procurador da República do Paraná, Alessandro José Fernandes Oliveira, acompanhou o início da operação, juntamente com a Receita Federal, e deve conceder entrevista coletiva ainda hoje sobre o resultado parcial das apreensões.