Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - O Ministério do Meio Ambiente, através do Programa Nacional de Florestas, está participando do Fashion Rio pela 1ª vez, em parceria com o projeto Amazônia Brasil. O objetivo é aproveitar o evento oficial da moda fluminense, integrante do calendário oficial brasileiro do setor, para efetuar o pré-lançamento do site Mercado Amazônia (www.mercadoamazonia.com.br) que indica de forma detalhada todos os produtos originários da floresta Amazônica, cuja comercialização não agride o meio ambiente e pode ser feita de forma socialmente justa e economicamente viável, sem atravessadores.
Uma das idealizadoras e coordenadoras de projeto, Débora Laruccia, disse que foi feito um diagnóstico das comunidades locais produtoras, cujas informações foram trazidas para o site, indicando onde as pessoas interessadas poderão encontrar os produtos, como adquiri-los e seu valor agregado.
Laruccia afirmou que a filosofia do projeto é apoiar as comunidades na venda de sua produção para que elas permaneçam na floresta, garantindo dessa maneira o cuidado com a manutenção e preservação da natureza.
O site Mercado Amazônia está sendo apresentado em Paris até agosto, dentro das comemorações do Ano do Brasil na França e será lançado no Brasil oficialmente em julho próximo. O Fashion Rio será encerrado no dia 20 deste mês. O evento ocorre no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, nesta capital.