Aline Beckestein
Repórter da Agência Brasil
Rio - O presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil), Marcos Lisboa, anunciou hoje (16) a nova diretoria da empresa, aprovada ontem. Ele também divulgou a composição do Conselho de Administração do IRB-Brasil, que passará a ser presidido por Murilo Portugal, secretário-executivo do Ministério da Fazenda.
Segundo Marcos Lisboa, a nova diretoria tem duas obrigações. "Uma é olhar para trás, colocando à disposição todas as informações para que os órgãos competentes do estado façam as investigações necessárias. E a outra, é o desfio do futuro: preparar a empresa para a abertura do mercado de resseguros".
Os nomeados para a diretoria foram: Eduardo Nakao, (Financeira), César Saad (Riscos e Transportes); Vandro Cruz (Riscos de Propriedades) e Francisco Aldenor (de Riscos e Sinistros).
O ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcos Lisboa, assumiu o IRB no dia 7. O ex-presidente do IRB, Luiz Appolonio Neto, e toda a diretoria do instituto pediram demissão no mesmo dia.
IRB e os Correios estão envolvidos em suposto esquema de arrecadação de propinas em benefício do PTB. As investigações sobre corrupção nessas estatais estão sendo conduzidas pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União, além de comissões internas de sindicância.
Resseguro é a operação de que se valem as seguradoras para transferir à resseguradora o excesso de responsabilidade que ultrapassa o limite de sua capacidade financeira de indenizar.